Marketing de Experiência
O marketing de experiência –
também conhecido como marketing sensorial – é uma estratégia que procura
trabalhar a relevância de um negócio ou produto para seus clientes, através da
percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma
pessoa tem com uma empresa/marca.
O marketing de experiência
consiste em despertar conexões emotivas com os clientes e têm sido uma das
principais estratégias das marcas que desejam criar laços fortes com seu
público. É possível por meio do marketing de experiência, sua empresa/marca
tornar uma referência dentro do segmento.
Por isso os profissionais de
beleza devem prestar atenção nos 5 sentidos e aplica-los de maneira estratégica
em seu estabelecimento. Os aromas, a decoração, e todo material de maneira
geral do estabelecimento devem proporcionar um impacto positivo no
comportamento do seu cliente. Neste sentido, a recepção deve proporcionar um
sentimento de bem-estar, de acolhimento; ou seja, o cliente deve sentir que sua
presença no estabelecimento é muito importante.
Durante o atendimento, os
profissionais devem estar atentos em relação ao tudo que encanta este cliente.
Desde o toque no cliente, seja ele no cabelo, na massagem, em uma maquiagem,
enfim; em qualquer serviço que está sendo prestado. É possível construir
experiências positivas a partir dos cinco sentidos do corpo humano. Pense nisso!!
Atualmente, interagir de forma
positiva com esses consumidores que deixam suas percepções nas páginas da web,
em redes sociais, também são ações estratégicas de marketing de experiência.
Experiência é uma percepção, e dessa
forma isso é responsável pelo sentimento que as pessoas têm sobre as marcas,
podendo ser um sentimento positivo ou negativo; resultado disso dependerá da sua empresa.
Silvia Zanata
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