O papel dos Gestores
Nos últimos tempos, a Gestão de Pessoas vem ganhando espaço
nas organizações, mudando o rumo da Administração, passando a valorizar as
pessoas que trabalham nela. Em meio a tantos modismos de teorias que
transitam no meio corporativo, nenhuma delas substitui a essência de que a
competitividade e a produtividade que formam sua equipe.
HUNTER (2004, p. 25), diz que “Liderança é a habilidade de
influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos
objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
A preocupação
das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, porque é um fator
que influencia diretamente a produtividade e, consequentemente o lucro. À
frente disso está o líder, seja ele um gerente, um coordenador, enfim, seja
qual for o cargo de liderança que ele ocupar.
Seu papel é de
extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos
organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa
fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por
resultados são grandes. E para atingir esse resultado, depende muito de todos
os integrantes.
Por isso
gestor, saiba motivar sua equipe e encontre uma forma de utilizar não apenas o
bônus financeiro, claro importante, mas faça algo que demonstre a pensar de
forma diferente.
Dê autonomia
para os colaboradores explorarem sua criatividade e iniciativa. Ninguém melhor
do que sua equipe para conhecer o cliente potencial que adquire sua marca.
Enxergue quais
são os pontos fortes de cada um e explore seu potencial. Talvez algumas pessoas
estejam desempenhando funções que tenham menos habilidade, e que poderiam ser
mais prosperas em outras. Faça um diagnóstico da sua equipe, e analise
profundamente cada integrante, você certamente irá se surpreender.
A cada ação ou
resultado alcançado faça uma reunião e incentive a todos participarem; demonstre
a todos que o esforço e o resultado vêm da sua equipe. Pense nisso.
Silvia Zanata
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