Relacionamento com os clientes
A satisfação do cliente deriva da proximidade entre suas expectativas e o desempenho percebido do produto. Se o desempenho não alcança totalmente as expectativas, o cliente fica desapontado; se alcança as expectativas, ele fica satisfeito, e se, excede as expectativas ele fica encantado. A satisfação ou insatisfação do consumidor em relação ao produto influenciará seu comportamento subsequente. Se ele ficar satisfeito, há mais probabilidade de que volte a comprar o produto. Neste caso, um processo de pós-venda efetivo certamente gera uma oportunidade para uma nova compra futura.
Segundo
Tybout & Calder (2014), as estratégias competitivas de marketing propõem
soluções para os problemas do comprador, oferecendo meios para os consumidores
atingirem os seus objetivos. As estratégias de marketing de sucesso devem
proporcionar mais do que valor para os clientes, devem criar soluções únicas
(experiências) para os problemas enfrentados pelos seus consumidores.
Quando
sua empresa oferece uma experiência inesquecível, ela ganha um grande
diferencial. Isso pode ser o suficiente para que o cliente opte por comprar com
você e não com a concorrência, gerando um público cada vez mais fiel.
Ao ter
clientes fiéis, um segundo benefício (além do aumento de receita); as pessoas
começam a gostar tanto do que é oferecido que passam a dar feedbacks para que a
experiência melhore ainda mais.
Este
tipo de marketing consiste em promover uma série de ações para despertar o
interesse das pessoas em relação à empresa, fazer com que elas se identifiquem
com seus valores e se tornem clientes fiéis.
Silvia Zanata
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