quarta-feira, 27 de abril de 2022

 

Competências Profissionais


A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Dessa forma, espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.

Hoje em dia, o mercado está muito diferente. Não existem mais empregos que são garantidos pelo resto da vida, mesmo os de médicos e, por isso, é necessário que o mercado saiba como se reinventar.

 A grande quantidade de inovações e mudanças surgidas ao longo dos últimos anos no mercado, formaram um cenário novo e único no mundo corporativo. Isso fez com que trabalhadores de todos os tipos de atuação tenham que se atualizar para permanecer à frente de seus concorrentes.

Desta forma, um novo cenário vem ganhando mercado. Muitos profissionais se formam em ótimas universidades; porém falta uma visão de negócios, ou seja, uma visão de empreendedorismo.  

Na gestão estratégica de recursos humanos, a gestão por competências vem apoiando diversas organizações na orientação de seus esforços para planejar, captar, avaliar e desenvolver as pessoas.

Alguns exemplos de competências no mercado:

ü  Ser líder; saber trabalhar em equipe;

ü  Ter iniciativa;

ü  Saber se comunicar de maneira clara e objetiva;

ü  Ter uma boa gestão do tempo;

ü  Tomar decisões;

ü  Visão de empreendedor;

Enfim um mercado com muitas oportunidades para o futuro, entretanto as empresas estão cada vez exigentes em relação as nossas competências!!! Pense nisso! Silvia Zanata

Nenhum comentário:

Postar um comentário