quinta-feira, 22 de junho de 2023

 









Jornada e Experiência do Cliente


Pensar na experiência do cliente é se atentar a todos os pontos de interação e identificação do consumidor com seu produto ou serviço. A promoção e a preocupação com a experiência pode ser a peça-chave para o crescimento das empresas de forma geral. A experiência do cliente está diretamente ligada à percepção que as pessoas têm com relação à sua marca.

Não é apenas sobre personificar atendimento, é facilitar processos, agregar conforto, segurança e diferenciação. O ideal é fortalecer uma relação acima da comercial, com um vínculo mais próximo com o cliente, tornando-o como fator de sucesso para o seu negócio.

É neste momento que as jornadas são necessárias. Se você entende qual a necessidade ou dor do seu cliente, certamente irá oferecer o bálsamo que ele necessita. Se você entende o que motiva seu cliente, é possível estimular a excitação a partir da aquisição do seu produto ou serviço, focando em pontos que garantam o encantamento. Sendo assim as chances de ele retornar ou mesmo indicar para outras pessoas se tornam mais fortes.

Daí a contribuição da Neurociência enquanto estudo do comportamento do consumidor por meio de conhecimentos e metodologias neurocientíficas para avaliar e analisar a percepção implícita e inconsciente de consumidores. Entender como o inconsciente do consumidor processa os estímulos recebidos possibilita que as empresas façam uma comunicação mais assertiva e criem experiências marcantes na vida das pessoas.

As empresas e seus produtos e serviços precisam ir além de simplesmente atributos e benefícios. Os consumidores pagam mais pela experiência que eles têm do que necessariamente as reais entregas desses produtos e serviços. Isso nos leva a uma reflexão na possibilidade dos empresários trazer a partir dos sentidos algo interessante na construção de uma experiência única para seu cliente.

Silvia Zanata


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