O atendimento e a emoção
Quanto mais o
consumidor se identificar com um produto ou serviço, mais chances de sua tomada
de decisão acontecer positivamente para seu negócio. No caso específico de
salões, o conjunto de toda experiência certamente fará a diferença no momento
da compra. Desde a decoração do salão, o atendimento dos recepcionistas, a
maneira de conduzir o cliente no espaço interno, oferecendo uma água, um café, até
sua chegada ao profissional de beleza. Se o espaço de beleza vende produtos, a
indicação feita pelo próprio profissional irá despertar mais segurança ao
cliente.
É o momento de
o sistema límbico aparecer neste processo de decisão. Ele é responsável pelas
emoções e sentimentos, tais como surpresa, alegria, tristeza, raiva e medo. Ele
processa também as intuições e compartilha suas conclusões com os outros
cérebros. Esse cérebro precisa ser estimulado pelos recepcionistas e pelos
profissionais do salão e é muito provável que o serviço será adquirido pelo
cliente. É preciso saber como aplicar esse conhecimento para oferecer ao
cliente os estímulos necessários para a realização da compra. São então, estimuladores capazes de fazer e convencer um indivíduo a
agir de uma determinada maneira.
É por isso que
os profissionais precisam identificar rapidamente a dor ou necessidade do seu
público, tendo bem claro o que é valor para esta pessoa. Por isso a
neurociência conhece o poder que a emoção tem sobre o aprendizado, pois
interfere diretamente no processo de retenção das informações. Portanto, quanto
mais emoção um indivíduo tem em um determinado evento desde a sua chegada ao
salão, até a realização de uma consultoria de beleza; certamente não irá
esquecer deste momento.
Sem motivação
não existirá a compra. Isso acontece devido ao sistema de recompensa de nosso
cérebro que está intimamente ligado à motivação. Quando esse
sistema gera a dopamina (neurotransmissor associado ao prazer e a
motivação) em relação a algo, a
pessoa sente-se motivada a continuar focando nele, porque sem a obtenção do
prazer vindo do sistema de recompensa, o cérebro ficaria frustrado. E este
cliente o que estaria recebendo de um salão de beleza? Beleza, bem-estar,
confiança em si mesmo, enfim não são comercializados apenas cortes ou penteados
e sim a autoestima das pessoas, o prazer de se sentir mais bonita.
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