Ativos extraídos de biomas brasileiros fazem sucesso em cosméticos
Carol Salles
Os benefícios dos ativos da flora
brasileira estão em alta na indústria da beleza. O açaí, por exemplo, é sucesso
absoluto em todo o mundo, principalmente quando usado como ingrediente de
cosméticos. Seus poderes antioxidantes (que revertem a ação dos radicais
livres, responsáveis pelo envelhecimento) fizeram sua fama ao redor do globo e,
de quebra, ajudaram a elevar o Brasil à categoria de país lançador de
tendências na área cosmética (Carol Salles, do UOL, em São Paulo)
Divulgação/MontagemUOL
Brasil, país do carnaval, do futebol e do...
açaí? Isso mesmo: a fruta é sucesso em todo o mundo, principalmente quando
usada como ingrediente de cosméticos. Seus poderes antioxidantes (que revertem
a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento) fizeram sua fama
ao redor do globo e, de quebra, ajudaram a elevar o Brasil à categoria de país
lançador de tendências na área cosmética.
Bioma diversificado
Substâncias extraídas de plantas, flores e
frutos nacionais estão em alta. Não que isso seja novidade – mas agora a
diversidade de produtos é enorme, assim como a de ativos. Uma das pioneiras em
pesquisas nesse sentido é a fabricante Natura. A linha Ekos, criada em 2000,
possui em seu portifólio apenas produtos com ativos extraídos da região
amazônica, de maneira sustentável. O açaí é um deles. "Depois da criação
de Ekos, a Natura passou a ser vista como uma empresa que pesquisa, utiliza e
conhece a biodiversidade brasileira", diz Letícia Capobianco, gerente da
marca. "O Brasil é um dos biomas mais diversos do mundo. Temos a caatinga,
o cerrado, a Amazônia... E ainda há muita coisa a ser descoberta",
acredita Federico Kladt, gerente de ciência e tecnologia da Natura.
Jenipapo e mandacaru
A L'Occitane que o diga. Em maio desse ano, a tradicional marca francesa
lançou a L'Occitane au Brèsil, com duas linhas completas de produtos baseadas
em ingredientes tipicamente brasileiros. "A região da Provence, berço de
L'Occitane, e o Brasil possuem muito em comum. Povo acolhedor, abundância de
ingredientes naturais, paisagens bonitas. Por isso, para nós, pareceu muito
natural lançar produtos com ativos extraídos de terras brasileiras", diz
Laura Barros, diretora de marca do grupo L'Occitane. Após anos de pesquisa
intensa, os dois ingredientes finais – o mandacaru e o jenipapo – foram
escolhidos não apenas por serem exóticos e inexplorados, mas também por seus
poderes de hidratação e regeneração, respectivamente. Para o segundo semestre,
Laura revela que uma terceira linha de produtos, feitos com um novo ingrediente,
será lançada.
Protetor solar com carambola
Outra que aposta na originalidade de
ingredientes brasileiros é a marca Sol de Janeiro. Trata-se da primeira empresa
a lançar uma linha completa de proteção solar (e não apenas corpo e rosto, mas
também cabelo e lábios, por exemplo) com ativos brasileiros, como o próprio
açaí, manga e carambola. "Antes da Sol de Janeiro existiam linhas de
protetores que faziam alusão a diversas partes do mundo – Hawaiian Tropic,
Australian Gold... E justo o Brasil, que é referência mundial em praia e verão,
não tinha uma linha nesses moldes", conta Paula Noschese, uma das sócias
da empresa. Não por coincidência, Natura e Sol de Janeiro se aventuraram em
terras estrangeiras – principalmente Europa - e se deram bem. O apelo dos
produtos "made in Brazil" é irresistível. "Existe um movimento
claro de interesse por ingredientes naturais em cosméticos e o Brasil é
conhecido por isso", diz Paula. A farmacêutica Mika Yamaguchi, de São
Paulo, concorda, e acrescenta: "O país ainda é visto como exótico lá fora,
principalmente na Europa. Tudo é muito diferente do que eles estão acostumados,
e eles adoram nossa diversidade, a riqueza da nossa flora", conta. Mika
destaca, além do açaí, o guaraná, o camu camu, a castanha-do-pará, e a andiroba
como alguns dos ativos mais desejados
http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2013/06/24/ativos-extraidos-de-biomas-brasileiros-fazem-sucesso-em-cosmeticos.htm
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