quinta-feira, 13 de junho de 2013

QUA, 12 DE JUNHO DE 2013 10:37 PAULA FURLAN COMPORTAMENTO
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Onde se ganha o pão não se come a carne, certo? Nem sempre. É muito comum casais que se formam no ambiente corporativo. Cerca de 60% dos romances surgem em ambientes semiprivados, como escola, trabalho ou uma festa - lugares onde a afinidade entre as pessoas é naturalmente maior. Só 10% dos romances se originam em bares e baladas.

Afinal, quem nunca olhou com outros olhos aquele profissional que se destacou durante uma apresentação? Mas, antes de declarar é preciso estar atenta (o) às regras da empresa para relacionamentos amorosos. Muito embora não haja uma lei que proíba esse tipo de relação, algumas empresas não admitem que seus funcionários namorem. 
 

A coach Monica Vitória revela que esse relacionamento jamais pode prejudicar o rendimento, e que o trabalho precisa estar em primeiro lugar. “Regras são regras e respeita-las é uma questão de profissionalismo. Etiqueta profissional também é para ser lembrada e mantida. O bom senso é palavra chave para que qualquer relacionamento dê certo. Promover crises de ciúmes, brigas e principalmente lavar roupa suja dentro da empresa fará com que suas relações pessoais e profissionais, sejam prejudicadas”, pontua.
 

Outro erro muito comum cometido pelos casais é divulgar detalhes do relacionamento, chegando até a pedir conselhos aos colegas de trabalho. Não dá pra misturar. Amigos são amigos; colegas de trabalho, são colegas de trabalho. Se a rádio peão já funciona bem quando o assunto é o chefe, imagina o que podem falar sobre a sua vida?”, resume a especialista.
 

Cedendo ou não às tentações é preciso lembrar que no ambiente profissional existe uma cultura do que “se espera” em relação a condutas e atitudes dos profissionais. Há também tarefas a serem cumpridas, hierarquias para ser respeitadas. E independente de qual seja o seu cargo é necessário dar o exemplo e respeitar os colegas de trabalho. “Agora, se o coração falar mais alto verifique que possibilidades tem de levar esse sentimento adiante; pense em formas diferentes de comunicar apenas para esta pessoa que tem interesse nela (e) de forma discreta, de preferência fora do trabalho.”, conclui a coach.
 

Hoje em dia, as empresas estão mais flexíveis em relação aos relacionamentos no ambiente de trabalho, mas transparência com os superiores e discrição entre os colegas são fundamentais. Portanto, algumas dicas podem ser úteis no caso de a cara metade trabalhar na mesa ao lado:

• Procure saber da política da empresa sobre o assunto;

• Converse com colegas mais antigos no emprego para saber se já existiram casais no local e qual foi a postura da empresa;

• Apenas conte aos superiores se o relacionamento estiver formalizado. Se só estiver "conhecendo melhor" seu colega, mas não tiver certeza de que o namoro vai para a frente, você pode se expor inutilmente;

• Quando tiver certeza de que é namoro, fale com seu gestor imediato sobre o relacionamento e diga que o namoro não atrapalhará seu rendimento no trabalho.
 

http://consumidormoderno.uol.com.br/images/stories/fotonuirse.jpgEntre o casal

Discrição é a palavra-chave
Mesmo que os chefes e os colegas saibam do namoro, nunca deixe que o assunto tome conta do ambiente de trabalho

Roupa-suja se lava em casa
Não leve problemas do namoro para o trabalho

Trate seu amor como trata os outros colegas
Nada de beijinhos, carinhos ou apelidos. Isso gera fofoca e, dependendo da postura da empresa, uma advertência ou até demissão por justa causa

Atenção redobrada
A partir do momento em que seu superior souber da existência do relacionamento, redobre a atenção no seu trabalho, pois qualquer deslize poderá ter um peso maior

Indicação
Se um dos dois entrar na empresa por meio de indicação do parceiro, deixe isso claro para o departamento de recursos humanos se for o indicador. Se for o indicado, informe se for perguntado

Cuidado com os excessos
Evite excesso de ligações e visitas constantes à mesa um do outro. Não troque e-mails pessoais. Por algum erro, eles podem parar nas mãos de outras pessoas e, além de dar espaço a fofocas, isso pode causar punições e até demissões

Hora do almoço
Aproveitem para ficar mais próximos, porém, se a refeição for dentro da empresa, a discrição deve ser mantida. No entanto, não se isolem dos colegas. Procurem conciliar esses momentos

Meu amor é meu chefe
Quando um dos parceiros é o chefe do outro, os cuidados devem ser redobrados. Se é subordinado, não deixe de ser profissional, cumprindo seus horários e mantendo sua produtividade. Conteste quando tiver de contestar. Se for o chefe, não faça cobranças demais nem de menos
http://consumidormoderno.uol.com.br/comportamento/namoro-no-trabalho-como-n-o-deixar-o-amor-prejudicar-a-carreira

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