terça-feira, 2 de junho de 2015

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil atingiu o maior nível em quatro anos, enquanto o rendimento médio dos trabalhadores teve a terceira queda consecutiva.

Trata-se do maior nível desde março de 2011, quando o desemprego atingiu 6,5%. Já o rendimento médio real teve o terceiro recuo consecutivo, já descontados os efeitos da inflação: somou R$ 2.138,50 - o que representa uma queda de 0,5% em abril ante março e de 2,9% na comparação com o mesmo mês de 2014.
Com tantas pessoas disponíveis no mercado de trabalho, aumenta, e muito, a disputa por uma mesma vaga. Por isso, na hora de procurar uma recolocação, vale tudo para se destacar entre os concorrentes e a internet pode ser uma excelente aliada.
Para Caio Monteiro, diretor de marketing da plataforma de empregos Job1, a grande vantagem da internet é que ela é um local onde todos possuem voz e, por isso mesmo, pode ser usada de muitas formas com o objetivo de dar mais visibilidade à carreira.
Ele explica que, no topo da lista de diferenciais está a produção de conteúdo de qualidade: “Encontrar um canal ou criar um blog onde você possa publicar suas opiniões e trazer novidades para outros profissionais do meio é uma maneira de gerar credibilidade e ainda por cima eternizar seu conteúdo na internet, tornando ele “pesquisável” para outras pessoas para sempre”.
Já na contramão do que é recomendável, ele alerta: “As redes-sociais se tornaram um canal onde as pessoas querem expor uma “vida perfeita”, mas poucos pensam em utilizá-las como meio de propagar sua carreira, seus feitos e realizações. Você não precisa falar de trabalho o tempo todo na sua rede, mas suas redes refletem quem você é e o que gosta de fazer. Se você não tem absolutamente nada para falar sobre sua carreira, algo está errado”, orienta.
E para quem ainda tem dúvidas de como usar a internet para alavancar sua vida profissional, Caio traz dicas do que fazer para dar uma forcinha para a carreira:
1. Fale sobre o que faz
Utilize suas redes pessoais também para a promoção do seu trabalho e de seus conhecimentos técnicos. Se você gosta do que faz, naturalmente também falará sobre isso nas redes sociais.

2. Siga as tendências
Procure e siga as principais influências do seu mercado em redes sociais. Se inteirar dos assuntos que estão sento abordados por pessoas de destaque da área que você atua, pode ser um grande diferencial na hora de uma entrevista.

3. Faça networking
Inscreva-se e participe de fóruns e grupos especializados em seu mercado. Além de ficar informado sobre as novidades do meio, você ainda tem a oportunidade de ser visto.

4. Produza conteúdo
Vale reforçar, seja através de um blog, ou de um canal na web, produzir conteúdo de qualidade é um grande diferencial e traz visibilidade para você e o que faz.

5. Mantenha seu currículo atualizado
Selecionar candidatos que enviam currículos de papel está praticamente em extinção nas empresas. Manter o currículo cadastrado e atualizado em plataformas de emprego é obrigatório para quem busca uma nova colocação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário