Postura profissional
O sucesso
de um profissional de beleza não depende apenas da sua capacidade técnica, ou
seja, é fundamental manter uma postura profissional e saber manter boas
relações com os colegas de trabalho. Boa educação, etiqueta corporativa,
autocontrole, são normas de conduta que denotam postura profissional.
Segundo
um ditado popular “a primeira impressão é a que fica”, o profissional de beleza
deve estar preparado para a não existência de uma segunda chance de se vender. Lembre-se
que quando o profissional oferece um serviço personalizado na residência do
cliente – home care, este carrega sua imagem (sua empresa) para o espaço do
cliente. E não somente o uniforme que conta, é um conjunto de atitudes que
fazem a diferença nessa prestação de serviços.
Por
exemplo, iniciar o encontro com um aperto de mão, não desviando atenção dos
olhares com seu cliente. Um sorriso espontâneo e o bom pronunciamento das
palavras já provocam uma primeira impressão positiva. Evite atender o celular
ou responder uma mensagem durante o atendimento, afinal o momento especial para
seu cliente. Demonstrar interesse em auxiliar as dúvidas do cliente em relação
ao serviço que será realizado, os produtos necessários e a técnica utilizada
promove uma sensação de segurança por parte deste.
Procure
estabelecer relações cordiais com seus clientes, evitando possíveis intimidades
que provoquem desafeto no relacionamento. Lembre-se: “Negócios e amigos a
parte”.
A postura também envolve a linguagem,
evitando o uso de gírias, o tom de voz, gestos, afinal nesse espaço somente
você e o seu cliente estão próximos. Ser gentil e educado, saber ouvir,
respeitar a opinião alheia, são pequenos detalhes que fazem a diferença deste
profissional. Uma mensagem elegante de feliz aniversário pode despertar uma
admiração por parte do seu cliente.
A
aparência em relação ao uso excesso de maquiagem, tamanho de unhas, sem esmalte
e uso de acessórios inadequados como brincos grandes são inadequados para a
realização do trabalho deste profissional.
Seja
eficiente, cordial e cumpra seus prazos, evitando possíveis atrasos na chegada
da residência do cliente. Caso haja uma eventualidade, avise-o se possível com
antecedência para que o mesmo possa reagendar seus compromissos. Lembre-se o
cliente é nosso centro das atenções e também representa nossa receita:
Nesta
equação todos ficam felizes e o relacionamento com o cliente se torna prazeroso e a longo prazo.
A
postura do profissional é um fator decisivo em qualquer carreira profissional.
Se este profissional tiver atitude e souber entender a importância de fazer o
melhor trabalho e dar cada vez mais o melhor de si, sem ficar acomodado com o
que já conquistou, ele será brilhante em tudo o que faz.
Pense
nisso... “a postura profissional também está relacionada a paixão pelo que faz,
quando seus olhos brilham pela realização de um serviço prestado com certeza
este trará bons frutos”.
Silvia Zanata
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