Dicas para salão de beleza
1. 1. Recepção
A
dica desta semana será a importância da recepção do salão ou espaço de beleza
como vocês preferem chamar.
Muito
cuidado com a recepção do seu salão de beleza. O estabelecimento pode ser
simples, modesto, como eu sempre digo; porém é de suma importância criar um
ambiente agradável por meio da recepção. A recepção é a porta de entrada, é o
encantamento ou desapontamento do cliente quando ele chega num determinado
local. A recepção deve estar sempre impecável, aspecto de limpeza, balcão
organizado, revistas com títulos de beleza, moda, cabelo, devem fazer parte
desse contexto, porém todas atualizadas. Dependendo do tamanho da recepção, o
layout e disposição dos móveis como cadeira, sofás devem ficar em posição
adequada para que não atrapalhe a circulação de pessoas saindo ou chegando.
Um
arranjo de flores pode compor o ambiente, porém não esquecer de cuidar das plantas,
estas devem encher os olhos dos clientes. Uma iluminação bacana e um belo
lustre chama muita atenção do cliente. As cores da parede também fazem
diferença e transmitem uma sensação de conforto para os clientes. Dê
preferência as cores mais claras, deixando o ambiente mais agradável e também uso
de aromas suaves compõem um aspecto diferenciado.
Outro
item importante que deve ser observado cuidadosamente é o atendimento realizado
pelos recepcionistas. Postura, simpatia, linguagem adequada, uso de uniforme,
maquiagem, são itens indispensáveis no contexto do profissional que representa
a hospitalidade e qualidade do serviço prestado pelo estabelecimento. Lembre-se:
o atendimento pode ser pessoal ou pelo contato telefônico e atualmente pelas
redes socias, seja da forma que for realizada, este profissional deve ser
preparado para realizar tal função.
A
recepção como merchandising do salão: alguns salões realizam vendas de produtos
de beleza e sendo assim uma vitrine bacana pode compor a recepção. Veja bem,
vitrine arrumada, produtos impecáveis; se a intenção for a venda destes, tomar
cuidado para não virar uma “bagunça” na entrada. Estabelecer prioridades,
atendimento ao cliente, a venda deve ser um plano B, porém que não atrapalhe a
movimentação da recepção.
Outro
detalhe que deve ser prestado atenção é o utensílio utilizado para lixo. Hoje existem
vários modelos, que acompanham a decoração, não tem necessidade de serem
grandes. E lembre-se a lixeira deve
estar limpa e vazia na maior parte do dia, quantidade de lixo transbordando principalmente
na recepção representa falta de higiene do local e isso vale para os banheiros
também.
Se
você já tem um estabelecimento de beleza ou pretende abrir seu próprio
negócio... vale esta dica: A recepção é a porta de entrada, por isso deve
encantar e superar a expectativa do seu cliente!!!
Silvia Zanata
Nenhum comentário:
Postar um comentário