segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DICAS PARA SALÃO DE BELEZA

2. Harmonia do ambiente

Contemplando o item 1 em relação a recepção, os salões hoje em dia vêm com uma proposta diferenciada em relação ao seu ambiente interno. Você que pretende empreender nesta área, é importante saber o estilo (imagem) que o salão irá transmitir para seu cliente. Por exemplo ambiente estilo retrô, moderno, mais simples, enfim caracterizá-lo da melhor forma e que esteja dentro do contexto do seu bolso.


Se for o caso de não gastar muito com a mobília da decoração, pode se pensar em detalhes como quadrinhos ou objetos relacionados ao universo da beleza, já criam um aspecto diferenciado para o ambiente. Outra forma que valoriza os espaços de beleza, é a utilização de papel de parede que chama bastante a atenção. Importante é prestar atenção na composição de cores, detalhes do papel, que devem fazer parte da proposta do salão. E nunca deixar de pesquisar os preços e compará-los porque existe uma infinidade de lojas de decoração.
O salão de beleza é um ambiente acolhedor para o público principalmente feminino, por isso o ambiente deve ser agradável tanto para os clientes e também para os profissionais que atuam dentro deste espaço.


Desta forma os itens básicos como espelhos, cadeiras, sofás, lavatórios devem ser convidativos e diferenciados para os clientes. Por outro lado, os proprietários devem pensar em praticidade e eficiência ao mesmo tempo, o tamanho do espaço, o layout entre outros. Cadeiras, lavatórios são essenciais no seu dia a dia, por isso quantidade, tamanho estão relacionados à capacidade do salão e da quantidade de profissionais atuando neste ambiente. Importante também é manter a bancada do cabeleireiro organizada, secadores, escovas, produtos, entre outros; ou seja; tudo que facilite o dia-a-dia do profissional no momento do trabalho. O ambiente deve ser bem arejado, até porque se trabalha muito com produtos químicos. Um bom sistema de ventilação é essencial para manter as condições adequadas dentro do salão.
Higiene nesse ambiente é fundamental, porque não se trata apenas de uma aparência e sim saúde tanto para funcionário e clientes. A vigilância sanitária estabelece normas para estes estabelecimentos e que devem ser seguidas. Por isso é fundamental a esterilização dos materiais utilizados, limpeza diária no piso, lavatórios, banheiro, entre outros.
Cuidado por favor!!! Não deixar cabelo no chão, isso é simplesmente nojento, a cada corte, tirar os cabelos do chão; foi-se o tempo que salão de beleza era sinônimo de cabelo espalhado pelo chão.
Lembre-se: esse ambiente deve ser prazeroso aos olhos dos clientes. Organizado e limpo para criar um espaço harmônico entre os clientes e funcionários.

Silvia Zanata

Um comentário: