3. A logística interna
Alguns cuidados com a escolha do
tamanho do seu local. É importante analisar a logística operacional dentro do
salão e buscar o imóvel que atende a esta necessidade. Por exemplo, pensar em
quais serviços serão oferecidos: apenas cabelo; serviços de manicures, estética
e bem-estar, entre outros.
Qual a relevância em pensar nesses
tópicos? Adequar o tamanho do local com o número de funcionários dentro do
salão e também oferecer mais conforto para os clientes. Muitas vezes em sala de
aula eu sempre repito para os alunos “espaço grande e mal planejado se torna
pequeno e um transtorno para a movimentação” enquanto que “espaço pequeno e bem
planejado se torna grande e confortável”.
Dependendo das condições financeiras
do proprietário e preço do aluguel do imóvel, dentre outros, é relevante pensar
na movimentação dos funcionários e clientes, ou seja; um espaço adequado para
todos. Se for um espaço pequeno onde há apenas o cabeleireiro e uma manicure,
tente deixá-lo o mais confortável possível.
Se oferecer serviços com vários
profissionais de cabelo, manicures e esteticista, então este espaço; obvio será
maior e mais caro. Na minha opinião, cada tipo de serviço oferecido deve ter
seu espaço próprio dentro do estabelecimento. Por exemplo, um espaço separado
para os cabeleireiros e assistentes, outro espaço para as manicures e um local mais afastado do
barulho para a esteticista. O serviço de estética requer um ambiente silencioso
e relaxante para o cliente; daí a necessidade de afastá-lo do barulho de
secador e de conversas paralelas. Se opção for por este salão maior com vários
serviços, outra dica... não esqueça que a decoração de todos os espaços deve
estar sintonizada com a proposta e imagem do estabelecimento. Já vi casos em
que a decoração era diferente para cada serviço oferecido, espaço da manicure
de uma cor, da esteticista outra, enfim daí fica difícil posicionar uma marca
na cabeça do cliente.
O importante de tudo isso é o conforto
oferecido ao cliente. Como já disse anteriormente, espaço de beleza é um
ambiente agradável e acolhedor aos olhos dos clientes. Deve existir uma sintonia
em todos os ambientes oferecidos pelo estabelecimento.
Outra dica: se dispuser de um
equipamento de água ou café, pense em um lugar estratégico que não atrapalhe a
movimentação das pessoas. Por favor!!! Oferecer água na temperatura normal e
gelada, e café fresco; desta forma, faça dois cafés – um pela manhã e outro para
o período da tarde. Em salões mais sofisticados, existe até uma pessoa
responsável pelo serviço de água e café. Se não for seu caso, muitas vezes a
própria recepcionista pode fazê-lo ou até mesmo o funcionário; ou apenas
ofereça o utensílio e o cliente se serve.
Parece que não, mas dentro de um
estabelecimento comercial é essencial pensar no tamanho do imóvel, o número de
funcionários, clientes circulando e a divisão adequada dos serviços oferecidos.
Lembre-se: um salão de beleza com
um ambiente acolhedor, discreto ou mais sofisticado e com horários agendados
garantem a tranquilidade no seu dia a dia.
Silvia Zanata
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