domingo, 19 de fevereiro de 2017

3. A logística interna
Alguns cuidados com a escolha do tamanho do seu local. É importante analisar a logística operacional dentro do salão e buscar o imóvel que atende a esta necessidade. Por exemplo, pensar em quais serviços serão oferecidos: apenas cabelo; serviços de manicures, estética e bem-estar, entre outros.
Qual a relevância em pensar nesses tópicos? Adequar o tamanho do local com o número de funcionários dentro do salão e também oferecer mais conforto para os clientes. Muitas vezes em sala de aula eu sempre repito para os alunos “espaço grande e mal planejado se torna pequeno e um transtorno para a movimentação” enquanto que “espaço pequeno e bem planejado se torna grande e confortável”.
Dependendo das condições financeiras do proprietário e preço do aluguel do imóvel, dentre outros, é relevante pensar na movimentação dos funcionários e clientes, ou seja; um espaço adequado para todos. Se for um espaço pequeno onde há apenas o cabeleireiro e uma manicure, tente deixá-lo o mais confortável possível.
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Se oferecer serviços com vários profissionais de cabelo, manicures e esteticista, então este espaço; obvio será maior e mais caro. Na minha opinião, cada tipo de serviço oferecido deve ter seu espaço próprio dentro do estabelecimento. Por exemplo, um espaço separado para os cabeleireiros e assistentes, outro espaço  para as manicures e um local mais afastado do barulho para a esteticista. O serviço de estética requer um ambiente silencioso e relaxante para o cliente; daí a necessidade de afastá-lo do barulho de secador e de conversas paralelas. Se opção for por este salão maior com vários serviços, outra dica... não esqueça que a decoração de todos os espaços deve estar sintonizada com a proposta e imagem do estabelecimento. Já vi casos em que a decoração era diferente para cada serviço oferecido, espaço da manicure de uma cor, da esteticista outra, enfim daí fica difícil posicionar uma marca na cabeça do cliente.
O importante de tudo isso é o conforto oferecido ao cliente. Como já disse anteriormente, espaço de beleza é um ambiente agradável e acolhedor aos olhos dos clientes. Deve existir uma sintonia em todos os ambientes oferecidos pelo estabelecimento.

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Outra dica: se dispuser de um equipamento de água ou café, pense em um lugar estratégico que não atrapalhe a movimentação das pessoas. Por favor!!! Oferecer água na temperatura normal e gelada, e café fresco; desta forma, faça dois cafés – um pela manhã e outro para o período da tarde. Em salões mais sofisticados, existe até uma pessoa responsável pelo serviço de água e café. Se não for seu caso, muitas vezes a própria recepcionista pode fazê-lo ou até mesmo o funcionário; ou apenas ofereça o utensílio e o cliente se serve.
Parece que não, mas dentro de um estabelecimento comercial é essencial pensar no tamanho do imóvel, o número de funcionários, clientes circulando e a divisão adequada dos serviços oferecidos.
Lembre-se: um salão de beleza com um ambiente acolhedor, discreto ou mais sofisticado e com horários agendados garantem a tranquilidade no seu dia a dia.

Silvia Zanata

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