segunda-feira, 6 de março de 2017

Dicas para salão de beleza
4. Uso do uniforme
O uso do uniforme nos salões e espaços de beleza em geral criam uma identidade visual e um aspecto de beleza para o estabelecimento.
A identidade visual além do uniforme se dá também pelo cartão de visita, folder entre outros materiais impresso. O uniforme se torna um cartão de visita do estabelecimento e ajuda o cliente a posicionar a marca na cabeça.
Existem vários modelos, cores, formatos; o importante com tudo isso é estar dentro do contexto do estilo do salão. Não importa se o salão é mais informal, descolado, o importante que este uniforme acompanhe o estilo do salão. Muitas vezes alguns salões usam peças com o logotipo do salão e outros usam uma blusa de cores iguais para todos. Outra coisa importante para uso no dia-a-dia, é o tipo de tecido e conforto para a movimentação dos funcionários.
O uso do uniforme também remete elegância quanto ao atendimento ao cliente. Por isso cuidado com as cores, transparência e tamanho e decote. A imagem transmitida pelos atendentes e profissionais compõem o sucesso do estabelecimento. Quando o uniforme é branco deve ter cuidado para não ficar com aspecto de amarelado. Quando o branco já está com aspecto de manchado faça dele uma doação. Branco é branco e não off-white e muitos menos com aspecto amarelado!!!
A maquiagem e o cabelo das recepcionistas devem estar de acordo com a linguagem e contexto do ambiente do salão. É um visagismo transmitido pelo conjunto de todos esses itens que criam a identidade do estabelecimento.
Quando a política do salão é pelo uso do uniforme em conjunto com a maquiagem e cabelo, essas regras devem ser seguidas por todos os funcionários sem exceção. Conheci lugares que proibiam a entrada de funcionários quando estes não usavam a camiseta ou uniforme do estabelecimento. Por isso regras devem ser seguidas para manter a política do estabelecimento.
Lembre-se: uniforme pode parecer insignificante para muitos, porém ele faz parte da imagem do estabelecimento e do marketing pessoal do funcionário.

Silvia Zanata

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