Dicas para salão de
beleza
5. Estoque de matérias
Vale ressaltar que os produtos
utilizados para embelezamento pertencem à categoria dos cosméticos e são
regulamentados pela Anvisa. Antes de utilizar um produto em seu cliente,
procure no rótulo o número de registro do Ministério da Saúde. O rótulo do
produto deverá conter as seguintes informações: nome, marca, lote, prazo de
validade, conteúdo, país de origem, fabricante, composição e finalidade.
Existem três tipos de controle de
estoque dentro de um salão:
• Entrada (compra) de um produto,
• A saída do produto pelas vendas,
• A saída do produto por meio da utilização pela demanda interna.
Controle de estoque para salão de beleza bem feito
é preciso:
Conhecer
dos produtos (linhas, tipo, quantidades) existentes
Disponibilizar
para usa profissional
ü Controlar
de quantidade utilizada e disponível
ü Controlar
reposição
ü Solicitar
compra de produtos
ü Receber
e armazenar os produtos
PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (first
in, first out). No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da
venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí
parte-se para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente.
UEPS: Último a Entrar, Primeiro a Sair. É um método
de avaliar estoque. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais
recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades
vendidas (saídas) (primeiro a sair). No método UEPS, o custo dos itens
vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados
(comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes).
Então os produtos que foram comprados antes, devem
ser usados no seu dia-a-dia, e os últimos vão ficando para atrás no armário.
Isso se dá também pelo prazo de validade dos produtos, se você tem um produto
na prateleira com prazo vencido, significa dinheiro no lixo.
O controle da reposição, assim como o da quantidade
que é utilizada em cada um dos atendimentos realizados no salão é também de
extrema importância. Inclusive, não se esqueça de solicitar novos pedidos de
compra com uma certa antecedência, antes que eles comecem a faltar no seu salão
e, desta forma, atrapalhar o próprio fluxo e o andamento das atividades do
estabelecimento.
Criar uma planilha no excel com as entradas, as
saídas e o que você ainda tem, considerando cada um dos itens do seu salão de
beleza, é uma forma ideal de garantir o seu controle.
Por outro lado, softwares também podem ser ótimos
aliados no seu dia-a-dia. É possível encontrar uma variedade de programas
criados com o intuito de auxiliar empresas de vários setores no mercado
atualmente.
Outra dica: quando for visitar as feiras de beleza,
não se empolgue tanto com a palavra Promoção...muitas vezes você compra
produtos desnecessários e quantidades maiores que realmente precisa. Estoque
mal planejado pode prejudicar muito seu salão. Analise quais os procedimentos
são mais realizados com maior frequência no salão e aos poucos você vai
percebendo a necessidade maior ou menor quantidade de determinados produtos.
Lembre-se: se o estoque de sua empresa não for bem planejado,
você corre o risco de ficar sem produtos para atender seus clientes ou até
mesmo, perder dinheiro com mercadorias encalhada ou vencida em estoque.
Silvia Zanata
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