Dicas para salão de
beleza
7. Atendimento ao cliente
O encantamento do atendimento ao
cliente pela marca Disney deveria ser utilizado por todas as corporações e
principalmente no segmento da beleza, afinal, este vende o sonho assim como o
parque encantado vende a magia para seus clientes. Assim como acontece na
Disney, outras empresas criam experiências mágicas para o cliente, ou seja,
encantar as pessoas por meio de atendimento personalizado.
Em um mundo globalizado, mais do que
nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental
para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos e serviços em sua
maioria, facilmente copiáveis, e desta forma as empresas precisam de um
diferencial para se destacar e no segmento da beleza isso não e diferente. Se considerarmos as estatísticas do setor de
beleza, a cada mês são abertos cerca de nove mil estabelecimentos, segundo
levantamento feito pelo Sebrae. Em quatro anos, o número de salões praticamente
quadruplicou no país. Em 2012, eram 155 mil, hoje já são quase 600 mil.
O profissional de beleza deve
aproveitar o contato que ele tem com o cliente e conhecer seu perfil, procurar
conhecer seu emocional para poder conduzir da melhor maneira a operação
comercial.
Faça com o que o cliente entenda que
ele é importante. Para isso, dê aos funcionários a autonomia para “mimar” quem
está no salão. Quando o atendimento é compartilhado com todos os funcionários,
se torna força impulsionadora para a equipe e para o salão.
Oferecer algo a mais para o cliente,
por exemplo de um simples corte de cabelo, pode ser oferecido uma hidratação,
desde que os profissionais façam isso sem que denote um aspecto de empurrar
serviço. Os profissionais exaltam da importância da hidratação para a saúde do
cabelo do cliente, mexendo com o seu emocional e isso certamente irá
convencê-lo.
Conhecer o perfil do seu cliente, e
descobri o que o atrai é fundamental para continuar inovando e sair a frente
dos concorrentes. Desta forma, o treinamento constante para o funcionário é
fundamental nesse ciclo.
Ofereça algo para o cliente, que não
estava esperando; uma massagem nas mãos enquanto espera por exemplo com a tinta
na cabeça, ofereça um café, um chá feito na hora; cada interação se torna uma
oportunidade para seu negócio.
Saber vender, se torna indispensável
em momento de crise. Acredito no método de venda consultiva, onde o vendedor
realiza uma consultoria para seu cliente. Por exemplo, quando é a primeira vez
do cliente no salão e este não sabe direito o que fazer com seu cabelo, o
profissional deve estar preparado para esta consultoria. Algumas dicas
sugeridas: conheça um pouco do cliente, o que ele faz, que tipo de serviço tem,
ou seja que imagem transmite em seu dia a dia. Analise o formato do rosto, a
sua aparência, que roupa está vestindo entre outros. Tente analisar qual a
necessidade específica do cliente para oferecer algo que vai realmente
surpreendê-lo.
Da mesma forma quando vamos a uma
loja de roupa mais sofisticada, os vendedores são treinados para analisar o
perfil do cliente, suas necessidades, para posteriormente oferecer itens
correlacionados a eles e as tendências do momento. A venda do chamado “empurrar”,
está ficando de lado, muitas vezes se o cliente não compra na primeira visita, entretanto
se foi muito bem atendido, certamente irá
voltar e procurar pelo mesmo profissional que guardou na lembrança.
Conhecer seu público é fundamental
para saber oferecer produtos e serviços conforme suas necessidades. Outra dica
importante, usar a linguagem visual neste segmento da beleza é fundamental,
imagens, fotos de cabelos e produtos atiçam a curiosidades dos clientes. Por
isso muitas marcas de cosméticos investiram nas embalagens como atributo para
chamar atenção dos clientes.
Utilize da estratégia dos 5 sentidos
do marketing. Primeiro a visão, por meio de imagens certamente irá provocar o
interesse no cliente. Se optar pela venda de produtos cosméticos no salão, os
sentidos olfativo e tato são fundamentais para a experimentação do mesmo. No
caso da audição e paladar neste segmento poderia se dar por conta de uma música
ambiente desde que esteja no contexto do salão e paladar quando oferecer algo
como um suco, café como diferencial para o cliente.
Outra dica importante; é nunca dizer
que a agenda está lotada e sim expressar como posso ajudá-lo. Isso denota uma
preocupação em satisfazer sua necessidade e talvez conseguir agendar um horário
que seja bom para ambas as partes.
E finalizando não esquecer do
marketing pessoal dos funcionários. Postura profissional, cortesia, maquiagem,
cabelo, uniforme; todos esses itens fazem parte desse universo da beleza. Como
apresentar e vender beleza se o funcionário não está condizente com o contexto
da situação.
Preparar seu elenco é uma tarefa
essencial que começa com a postura e apresentação dos mesmos em relação a um
atendimento personalizado e diferenciado nesse universo tão competitivo do
mundo da beleza.
Silvia Zanata
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