Dicas de salão de beleza
8. P´s do
serviço
Dentro do
contexto de serviços de acordo com Lovelock 2208, existem mais 4 P´s que diferem dos produtos físicos.
Vamos entendê-los no contexto do salão de beleza.
Ø Pessoas: profissionais, às vezes, outros clientes envolvidos na produção de
serviço. Muitos serviços dependem de interação direta e pessoal entre os
clientes e os funcionários (como em restaurantes, hotéis, salão de beleza,
etc.). A natureza dessas interações influência muito as percepções da qualidade
do serviço pelo cliente. Os clientes geralmente julgarão a qualidade do serviço
que recebem em grande parte pela avaliação das pessoas que estão fornecendo o
serviço. Acontece normalmente no momento da compra, por exemplo o cabeleireiro
necessita da presença do cliente para realizar seu serviço; assim como a
manicure, a esteticista e maquiador.
Ø Produtividade: o grau de eficácia com que a matéria prima e os equipamentos são
transformados pelos funcionários e que adicionam valor para os clientes. Vamos
pensar no dia-a-dia do salão, quantos clientes são atendidos até o final do
expediente? Como foram atendidos? Temos que pensar na lucratividade e qualidade
do atendimento. Será melhor atender 30 clientes e não ficaram tão satisfeitos
pelo corre-corre ou 20 e que todos ficaram satisfeitos? Pense como trabalhar a
produtividade do seu negócio.
Ø Processo: um método particular de operações ou série de ações, normalmente
envolvendo passos que precisam ser dados em uma sequência definida. O processo
descreve o método e a sequência dos sistemas operacionais de serviços.
Pense nas etapas dentro
do salão.
Exemplo:
1. O cliente ligou e agendou um horário no salão
2. O cliente chega e é recebido pela recepcionista, onde oferece uma água ou
café e espera sua vez.
3. O cliente é encaminhado até o profissional; este o cumprimenta.
4. O profissional analisa o serviço que será realizado sendo a primeira vez
analisa a situação do cabelo.
5. Inicia o procedimento, com a lavagem do cabelo, corte e secagem.
6. A cliente paga pelo serviço e sai.
Esses passos de forma muito
simples demonstram como se dá o processo dentro do salão. Desde a chegada até a
saída do cliente. Assim que devemos pensar o processo inicia-se pela recepção
do estabelecimento. Muitas vezes, o cabeleireiro é excelente, porém o
atendimento deixa a desejar. Pense nisso com muito carinho.
Por último temos a
evidência física, considerada um P também porque em inglês physical evidence.
Ø Evidência física:
pistas visuais ou outras pistas tangíveis que fornecem evidência da qualidade
do serviço. A aparência de edifícios, jardins, veículos, mobília interior,
equipamentos, membros do quadro pessoal, placas, material impresso e outras
indicações visíveis fornecem evidência tangível da qualidade do serviço de uma
organização. As empresas de serviço precisam administrar cuidadosamente a
evidência física porque esta pode exercer um impacto profundo sobre as
impressões dos clientes.
Os clientes
não obtêm propriedade física do serviço realizado, ele recebe do salão de
beleza como disse anteriormente a beleza, bem-estar, autoestima, enfim algo
intangível.
No caso do
segmento da beleza, os clientes são envolvidos diretamente no processo de
produção do salão; sem a existência física do cliente, não há serviço realizado.
As empresas
de serviço precisam entender as implicações dos componentes da administração de
serviços para o desenvolvimento de estratégias eficazes. Aquelas que não
conseguirem compreender essas implicações tenderão a ser deslocadas por
concorrentes mais aptos a responder às mudanças radicais que afetam a economia
de serviços. Desta forma, os gestores de salão devem treinar seus funcionários
dentro desse contexto, ou seja, o salão entrega benefícios para seus clientes.
Bem-estar, auto estima, saúde, beleza e tudo isso se tornam o diferencial do salão. O cliente
deve sair do salão feliz e encantado com tudo. É muito difícil de avaliar algo
intangível, algo que você não está sentido no aspecto físico, por isso esse
segmento da beleza mexe com o lado psicológico dele. Como se o intangível se
tornasse tangível na visão do cliente.
Daí a
importância de os profissionais dentro do salão estarem atualizados com tudo
que acontece neste setor. Acompanhar tendências por meio das feiras de beleza
as mídias sociais, participar de congresso da área, treinamento constantes,
analisar lançamentos de novos produtos; diria que parece árduo, porém prazeroso
trabalho de campo, para aqueles que desejam se destacar no mercado.
Por
exemplo, tenha opções de marcas e cores de esmaltes, que é tentação da maioria
das mulheres; acompanhe as novelas as cores da estação, mostre que está
antenada com o movimento da moda e estação.
Outra coisa
importante, explique para seu cliente, porque está utilizando a marca
escolhida, demonstre o passo a passo da realização do procedimento que está
sendo realizado, faz toda a diferença quanto a credibilidade e confiança no
profissional e também no estabelecimento.
Existe um
ditado popular muito utilizado “a primeira impressão é a que fica”. Desta forma
torna-se muito difícil reconquistar um cliente quando este saiu decepcionado de
um espaço de beleza. Sem levar em consideração o número de concorrentes
existentes neste mercado.
O cliente
se sente mais seguro quando percebe que o profissional que o atende está
atualizado com as tendências, que retornou de um congresso de beleza, isso faz
muita diferença em relação a expectativa do cliente. Silvia Zanata
Nenhum comentário:
Postar um comentário