O Poder das cores
Hoje as grandes marcas trabalham
sua imagem e percepção do cliente por meio de estudo das cores e seus
significados. O uso das cores desde que bem planejado, pode posicionar sua
marca no mercado. O logotipo da empresa, o uso do uniforme, a maquiagem dos
funcionários, o ambiente, a decoração são itens que podem criar um diferencial
em relação à imagem institucional perante os demais concorrentes no mercado.
Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores.
Estudos apontam que:
84,7% dos consumidores acreditam
que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
93% das pessoas avaliam as cores
de um produto ou embalagem na hora de comprar;
Mais da metade dos consumidores
desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita. Desta
forma, um espaço de beleza pequeno ou de grande porte, focado nos cuidados da
beleza e bem-estar deve expor, do piso ao teto, tudo aquilo que deseja
reproduzir para sua clientela por meio de sua identidade visual.
Pense neste detalhe com muito
cuidado, se for o caso contrate algum profissional especializado nesta área. As
cores e decoração do seu negócio definem o posicionamento da marca no mercado.
E conforme as cores escolhidas para a decoração e paredes; estas devem
conversar com as cores do material impresso e digital em relação a divulgação
do estabelecimento.
Por exemplo, criou-se um logotipo
da marca com tom de verde; utilizou a cor vermelha no site da empresa, e
desenvolveu um cartão de visita no tom azul e assim sucessivamente. Pergunto: como você irá posicionar a marca na
cabeça do consumidor?
Sintonia entre a imagem do
estabelecimento e o material de divulgação é estratégia fundamental para o
sucesso de qualquer negócio. Outra coisa a pensar em relação às cores é o
perfil do seu cliente. De novo retomando este item, o cliente com poder
aquisitivo maior geralmente não gosta de cores fortes ou berrantes, eu já
observei alguns casos. Gostam mais de tons mais clean, pastéis; ou seja, mais
neutros de forma geral. Sendo assim, reforço a importância da relação do perfil
do público com a imagem do seu espaço de beleza.
Silvia Zanata 15.05.2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário