segunda-feira, 8 de maio de 2017

ANÁLISE SWOT
A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing de qualquer empresa. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.
Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas a fatores externos.
Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a empresa deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
Exemplos de pontos fortes e fracos: marca, atendimento, recursos financeiros, equipamentos ou seja; é como tirar uma foto do seu salão. 
Exemplos de ameaças e oportunidades: mudanças no comportamento do consumidor, climáticas, crise, tecnologia, entre outros. Se refere a tudo que está do lado de fora do seu ambiente, porém afeta diretamente seu salão.

A partir desta análise o gestor do salão pode analisar de forma minuciosa os pontos que devem ser melhorados no seu negócio e fortalecer por outro lado, os pontos considerados fortes. Em relação as ameaças e oportunidades, analisar itens como economia, mudanças tecnológicas (novos aparelhos e novos sistemas) que podem se tornar ameaça ou oportunidade para seu negócio. Um sempre falo em minhas aulas, enquanto um chora, o outro vende o lenço. Depende do lado que você está. Silvia Zanata

Um comentário:

  1. Tô adorando o blog, prof! Saudades das suas aulas... Vamos vender bastante lençoooo rsss

    ResponderExcluir