segunda-feira, 12 de junho de 2017

A criação de valor para o cliente

A função do marketing, mais do que qualquer outra nos negócios, é a de lidar com os clientes. Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constitui a essência do pensamento e da prática do marketing moderno. Seus dois principais objetivos são: atrair novos clientes, promovendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação. Um bom atendimento ao cliente também é uma ação de marketing que reforça a imagem da empresa e passa a mensagem de que a empresa se preocupa com a satisfação dele, constituindo-se em um fator a mais para o sucesso da marca.
Dos anos 90 as empresas normalmente utilizam o marketing “igual “ para todos; considerado como marketing de massa. Nos tempos atuais, o marketing modificou tornando-se com um foco mais personalizado; ou seja, atender conforme as necessidades específicas de cada nicho (público).
O valor está no resultado entre o que o cliente recebe (benefício) e o que o produto oferece (custo), isto é:

­­­            Benefício => benefícios funcionais + benefícios emocionais.
Valor    Custo =>         custo de aquisição + custo de busca + custo de deslocamento.

Em relação aos benefícios, por exemplo a marca Natura não vende simplesmente cosméticos e sim Bem Estar Bem, ou seja esteja bem com você, qualidade de vida, etc. Apple entrega solução para seu cliente e assim por diante. Devemos pensar em quais benefícios entregamos para nossos clientes em relação aos produtos que oferecemos.
Você já pensou que benefícios está entregando para seu cliente? Em seu salão de beleza ou clínica de estética? Pense nisso!!
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Silvia Zanata

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