sexta-feira, 2 de março de 2018


 Atendimento ao Cliente
Mercado Livre
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O encantamento do atendimento ao cliente pela marca Disney deveria ser utilizado por todas as corporações e principalmente no segmento da beleza, afinal, este vende o sonho assim como o parque encantado vende a magia para seus clientes. Assim como acontece na Disney, outras empresas criam experiências mágicas para o cliente, ou seja, encantar as pessoas por meio de atendimento personalizado.
Em um mundo globalizado, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos e serviços em sua maioria, facilmente copiáveis, e desta forma as empresas precisam de um diferencial para se destacar e no segmento da beleza isso não e diferente.  O profissional de beleza deve aproveitar o contato que ele tem com o cliente e conhecer seu perfil, procurar conhecer seu emocional para poder conduzir da melhor maneira a operação comercial.
Oferecer algo a mais para o cliente, por exemplo de um simples corte de cabelo, pode ser oferecido uma hidratação, desde que os profissionais façam isso sem que denote um aspecto de empurrar serviço. Os profissionais exaltam da importância da hidratação para a saúde do cabelo do cliente, mexendo com o seu emocional e isso certamente irá convencê-lo.
Conhecer o perfil do seu cliente, e descobri o que o atrai é fundamental para continuar inovando e sair a frente dos concorrentes. Desta forma, o treinamento constante para o funcionário é fundamental nesse ciclo.
Ofereça algo para o cliente, que não estava esperando; uma massagem nas mãos enquanto espera por exemplo com a tinta na cabeça, ofereça um café, um chá feito na hora; cada interação se torna uma oportunidade para seu negócio.
Saber vender, se torna indispensável em momento de crise. Acredito no método de venda consultiva, onde o vendedor realiza uma consultoria para seu cliente. Por exemplo, quando é a primeira vez do cliente no salão e este não sabe direito o que fazer com seu cabelo, o profissional deve estar preparado para esta consultoria. Algumas dicas sugeridas: conheça um pouco do cliente, o que ele faz, que tipo de serviço tem, ou seja que imagem transmite em seu dia a dia. Analise o formato do rosto, a sua aparência, que roupa está vestindo entre outros. Tente analisar qual a necessidade específica do cliente para oferecer algo que vai realmente surpreendê-lo.
Da mesma forma quando vamos a uma loja de roupa mais sofisticada, os vendedores são treinados para analisar o perfil do cliente, suas necessidades, para posteriormente oferecer itens correlacionados a eles e as tendências do momento. A venda do chamado “empurrar”, está ficando de lado, muitas vezes se o cliente não compra na primeira visita, entretanto se foi muito bem atendido, certamente irá voltar e procurar pelo mesmo profissional que guardou na lembrança.
Conhecer seu público é fundamental para saber oferecer produtos e serviços conforme suas necessidades. Outra dica importante, usar a linguagem visual neste segmento da beleza é fundamental, imagens, fotos de cabelos e produtos atiçam a curiosidades dos clientes. Por isso muitas marcas de cosméticos investiram nas embalagens como atributo para chamar atenção dos clientes.
Utilize da estratégia dos 5 sentidos do marketing. Primeiro a visão, por meio de imagens certamente irá provocar o interesse no cliente. Se optar pela venda de produtos cosméticos no salão, os sentidos olfativos e tato são fundamentais para a experimentação do mesmo. No caso da audição e paladar neste segmento poderia se dar por conta de uma música ambiente desde que esteja no contexto do salão e paladar quando oferecer algo como um suco, café como diferencial para o cliente.
Outra dica importante; é nunca dizer que a agenda está lotada e sim expressar como posso ajudá-lo. Isso denota uma preocupação em satisfazer sua necessidade e talvez conseguir agendar um horário que seja bom para ambas as partes.
E finalizando não esquecer do marketing pessoal dos funcionários. Postura profissional, cortesia, maquiagem, cabelo, uniforme; todos esses itens fazem parte desse universo da beleza. Como apresentar e vender beleza se o funcionário não está condizente com o contexto da situação.
Preparar seu elenco é uma tarefa essencial que começa com a postura e apresentação dos mesmos em relação a um atendimento personalizado e diferenciado nesse universo tão competitivo do mundo da beleza.

Silvia Zanata

Características dos empreendedores de sucesso


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Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades dentro do segmento da beleza, além da preocupação com a melhoria do produto. Algumas características do empreendedor:
 Ø  São visionários    
Eles têm a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida. Muitos espaços de beleza estão realizando cursos rápidos desde que haja espaço para isso. Cursos de maquiagem, limpeza de pele, aproveitam espaço e tempo ociosos.
Ø  Sabem tomar decisões
Eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade ou de crise e transformam em oportunidades. Buscar parecerias com marcas de cosméticos para comprar com preço melhor ou vender esses produtos também é um bom negócio.
Ø  Sabem explorar ao máximo as oportunidades
Explorar as oportunidades dentro desse segmento da beleza, como novas tecnologias, comportamento do consumidor, analisar as tendências por meio dos eventos, mídias, novelas, tudo que possa agregar valor ao seu negócio.
Ø  São determinados e dinâmicos
Eles implementam suas ações com total comprometimento. Fazer acontecer, ou seja, observo salões abertos de segunda a segunda, fazendo eventos, aniversários, entre outros.
Ø  São dedicados
Eles se dedicam 24h por dia, 7 dias da semana, ao seu negócio.  Para o empreendedor de sucesso, qualquer local que esteja é um motivo para ele pensar em algo novo para seu negócio.
Ø  São otimistas e apaixonados pelo que fazem
Eles adoram o trabalho que realizam. E é esse amor ao que fazem dentro desse segmento e que se tornam apaixonados pelo mercado da beleza.
Ø  São bem relacionados, são organizados
 Os empreendedores de forma geral sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores, associações entre outros.
Ø  Possuem conhecimento
Existem muitos concorrentes nesse segmento da beleza, desta forma, aprender a todo momento é mais que necessário. Aproveitem as feiras, congressos, cursos específicos, enfim tudo que está relacionado com sua área.
Silvia Zanata

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