O papel do Gestor
Nos últimos tempos, a Gestão
de Pessoas vem ganhando espaço nas organizações, mudando o rumo da
Administração, passando a valorizar as pessoas que trabalham nela.
HUNTER (2004, p. 25), diz que
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem
entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o
bem comum”.
A preocupação
das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, porque é um fator
que influencia diretamente a produtividade e, consequentemente o lucro. À
frente disso está o líder, seja ele um gerente, um coordenador, enfim, seja
qual for o cargo de liderança que ele ocupar.
Seu papel é de
extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos
organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa
fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por
resultados são grandes. E para atingir esse resultado, depende muito de todos
os integrantes. Por isso gestor, saiba motivar sua equipe e encontre uma
forma de utilizar não apenas o bônus financeiro, claro importante, mas faça
algo que demonstre a pensar de forma diferente. Dê autonomia para os colaboradores
explorarem sua criatividade e iniciativa. Ninguém melhor do que sua equipe para
conhecer o cliente potencial que frequenta seu espaço.
Enxergue quais
são os pontos fortes de cada um e explore seu potencial. Talvez algumas pessoas
estejam desempenhando funções que tenham menos habilidade, e que poderiam ser
mais prosperas em outras. Faça um diagnóstico da sua equipe, e analise
profundamente cada integrante, você certamente irá se surpreender.
A cada ação ou
resultado alcançado faça uma reunião e incentive a todos participarem.
Demonstre a todos que o esforço vem da equipe como um todo. Pense nisso.
Silvia Zanata
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