sexta-feira, 9 de agosto de 2019


 Atendimento ao cliente

Em um mundo globalizado, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos e serviços em sua maioria, facilmente copiáveis, e desta forma as empresas precisam de um diferencial para se destacar e no segmento da beleza isso não é diferente.  O profissional de beleza deve aproveitar o contato que ele tem com o cliente e conhecer seu perfil, procurar conhecer seu estilo, comportamento, para poder conduzir da melhor maneira a operação comercial.
Oferecer algo a mais para o cliente, por exemplo de um simples corte de cabelo, pode ser oferecido uma hidratação, desde que os profissionais façam isso sem que denote um aspecto de empurrar serviço. Os profissionais exaltam da importância da hidratação para a saúde do cabelo do cliente, mexendo com o seu emocional e isso certamente irá convencê-lo.
Conhecer o perfil do seu cliente, e descobri o que o atrai é fundamental para continuar inovando e sair a frente dos concorrentes. Desta forma, o treinamento constante para o funcionário é fundamental nesse ciclo.
Ofereça algo para o cliente, que não estava esperando; uma massagem nas mãos enquanto espera por exemplo com a tinta na cabeça, ofereça um café, um chá feito na hora; cada interação se torna uma oportunidade para seu negócio.
Saber vender, se torna indispensável em momento de crise. Acredito no método de venda consultiva, onde o vendedor realiza uma consultoria para seu cliente. Por exemplo, quando é a primeira vez do cliente no salão e este não sabe direito o que fazer com seu cabelo, o profissional deve estar preparado para esta consultoria. Algumas dicas sugeridas: conheça um pouco do cliente, o que ele faz, que tipo de serviço tem, ou seja que imagem transmite em seu dia a dia. Analise o formato do rosto, a sua aparência, que roupa está vestindo entre outros. Tente analisar qual a necessidade específica do cliente para oferecer algo que vai realmente surpreendê-lo.
Da mesma forma quando vamos a uma loja de roupa mais sofisticada, os vendedores são treinados para analisar o perfil do cliente, suas necessidades, para posteriormente oferecer itens correlacionados a eles e as tendências do momento. A venda do chamado “empurrar”, está ficando de lado, muitas vezes se o cliente não compra na primeira visita, entretanto se foi muito bem atendido, certamente irá voltar e procurar pelo mesmo profissional que guardou na lembrança.
Conhecer seu público é fundamental para saber oferecer produtos e serviços conforme suas necessidades. Outra dica importante, usar a linguagem visual neste segmento da beleza é fundamental, imagens, fotos de cabelos e produtos atiçam a curiosidades dos clientes. Por isso muitas marcas de cosméticos investiram nas embalagens como atributo para chamar atenção dos clientes.
Utilize da estratégia dos 5 sentidos do marketing. Primeiro a visão, por meio de imagens certamente irá provocar o interesse no cliente. Se optar pela venda de produtos cosméticos no salão, os sentidos olfativos e tato são fundamentais para a experimentação do mesmo. No caso da audição e paladar neste segmento poderia se dar por conta de uma música ambiente desde que esteja no contexto do salão e paladar quando oferecer algo como um suco, café como diferencial para o cliente.
Outra dica importante; é nunca dizer que a agenda está lotada e sim expressar como posso ajudá-lo. Isso denota uma preocupação em satisfazer sua necessidade e talvez conseguir agendar um horário que seja bom para ambas as partes.
Preparar seu elenco é uma tarefa essencial que começa com a postura e apresentação dos mesmos em relação a um atendimento personalizado e diferenciado nesse universo tão competitivo do mundo da beleza.
Silvia Zanata

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