domingo, 8 de setembro de 2019

Análise SWOT - Diagnóstico da sua Empresa


A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing de qualquer empresa. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.
Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e sua análise interna. Por outro lado, as oportunidades e ameaças estão relacionadas a fatores externos como cenário econômico, mudanças de hábitos dos consumidores, dentre outros.
Desta forma, durante a análise, quando for diagnosticado alguns pontos fortes, estes devem ser reforçados ao máximo; em contrapartida, os pontos fracos devem ser controlados para minimizar os efeitos colaterais na empresa.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da empresa. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
Exemplos de pontos fortes e fracos: marca, atendimento, recursos financeiros, equipamentos ou seja; é como tirar uma foto do seu salão. 
Exemplos de ameaças e oportunidades: mudanças no comportamento (estilos e hábitos) do consumidor, climáticas, crise, tecnologia, entre outros. Se refere a tudo que está do lado de fora do seu ambiente, afetando diretamente seu negócio. 
A partir desta análise o gestor de qualquer tipo de empreendimento pode analisar de forma estratégica os pontos que devem ser melhorados e fortalecer por outro lado, os pontos considerados fortes; considerando as variáveis do macroambiente que podem afetar seu negócio como uma forma de oportunidade ou ameaça. Eu sempre falo em minhas aulas, enquanto um chora, o outro vende o lenço; depende do lado que você está.
O importante é estar atento as mudanças e fazer constantemente esse diagnóstico que esta ferramenta permite em relação a análise de modelos de estratégias que sua empresa poderá adotar.
Silvia Zanata

Nenhum comentário:

Postar um comentário