A análise SWOT é uma poderosa
ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante
o planejamento estratégico de marketing de qualquer empresa. A sigla SWOT, vem
das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weakness (fraquezas),
Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os
pontos a serem analisados.
Esta análise de cenário se divide
em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e
Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa
e sua análise interna. Por outro lado, as oportunidades e ameaças estão
relacionadas a fatores externos como cenário econômico, mudanças de hábitos dos
consumidores, dentre outros.
Desta forma, durante a análise,
quando for diagnosticado alguns pontos fortes, estes devem ser reforçados ao
máximo; em contrapartida, os pontos fracos devem ser controlados para minimizar
os efeitos colaterais na empresa.
Já o ambiente externo está
totalmente fora do controle da empresa. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a
empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as
oportunidades e evitar as ameaças.
Exemplos de pontos fortes e
fracos: marca, atendimento, recursos financeiros, equipamentos ou seja; é como
tirar uma foto do seu salão.
Exemplos de ameaças e
oportunidades: mudanças no comportamento (estilos e hábitos) do consumidor,
climáticas, crise, tecnologia, entre outros. Se refere a tudo que está do lado
de fora do seu ambiente, afetando diretamente seu negócio.
A partir desta análise o gestor
de qualquer tipo de empreendimento pode analisar de forma estratégica os pontos
que devem ser melhorados e fortalecer por outro lado, os pontos considerados
fortes; considerando as variáveis do macroambiente que podem afetar seu negócio
como uma forma de oportunidade ou ameaça. Eu sempre falo em minhas aulas,
enquanto um chora, o outro vende o lenço; depende do lado que você está.
O importante é estar atento as
mudanças e fazer constantemente esse diagnóstico que esta ferramenta permite em
relação a análise de modelos de estratégias que sua empresa poderá adotar.
Silvia Zanata
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