Psicologia das cores e o
Marketing!!!
Hoje as grandes marcas trabalham
sua imagem e percepção do cliente por meio de estudo das cores e seus
significados. O uso das cores desde que bem planejado, pode posicionar sua
marca no mercado. O logotipo da empresa, o uso do uniforme, a maquiagem dos
funcionários, o ambiente, a decoração são itens que podem criar um diferencial
em relação à imagem institucional perante os demais concorrentes no mercado.
Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. As cores estão presentes em tudo, e ajudam a
moldar as nossas experiências.
Estudos apontam que:
84,7% dos consumidores acreditam
que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
93% das pessoas avaliam as cores
de um produto ou embalagem na hora de comprar;
Psicologia das Cores consiste em
um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores
existentes e as transforma em sensações ou emoções. Mais da metade dos
consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor
favorita. Desta forma, um espaço de beleza pequeno ou de grande porte, focado
nos cuidados da beleza e bem-estar deve expor, do piso ao teto, tudo aquilo que
deseja reproduzir para sua clientela por meio de sua identidade visual.
Pense neste detalhe com muito
cuidado, se for o caso contrate algum profissional especializado nesta área. As
cores e decoração do seu negócio definem o posicionamento da marca no mercado.
E conforme as cores escolhidas para a decoração e paredes; estas devem
conversar com as cores do material impresso e digital em relação a divulgação
do estabelecimento.
Por exemplo, criou-se um logotipo
da marca com tom de verde; utilizou a cor vermelha no site da empresa, e
desenvolveu um cartão de visita no tom azul e assim sucessivamente. Pergunto: como você irá posicionar a marca na
cabeça do consumidor?
Sintonia entre a imagem do
estabelecimento e o material de divulgação é estratégia fundamental para o
sucesso de qualquer negócio. Não deixe
de analisar o perfil do seu cliente. Normalmente clientes com maior poder
aquisitivo não gosta de cores fortes; gostam de tons mais clean, pastéis; ou
seja, mais neutros de forma geral. Sendo assim, reforço a importância da
relação do perfil do público com a imagem do seu negócio. Essa influência pode
ser percebida sobretudo na área do Marketing e na Publicidade, onde cada
detalhe é pensado para que cause impacto no consumidor de uma determinada forma
que o estimule a adquirir o produto ou serviço.
Esse tema e outros você encontra
no meu livro Marketing para Espaços de Beleza.
Silvia Zanata
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