terça-feira, 19 de novembro de 2019



Psicologia das cores e o Marketing!!!
Hoje as grandes marcas trabalham sua imagem e percepção do cliente por meio de estudo das cores e seus significados. O uso das cores desde que bem planejado, pode posicionar sua marca no mercado. O logotipo da empresa, o uso do uniforme, a maquiagem dos funcionários, o ambiente, a decoração são itens que podem criar um diferencial em relação à imagem institucional perante os demais concorrentes no mercado. Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores.  As cores estão presentes em tudo, e ajudam a moldar as nossas experiências.
 Estudos apontam que:
84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
93% das pessoas avaliam as cores de um produto ou embalagem na hora de comprar;
Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita. Desta forma, um espaço de beleza pequeno ou de grande porte, focado nos cuidados da beleza e bem-estar deve expor, do piso ao teto, tudo aquilo que deseja reproduzir para sua clientela por meio de sua identidade visual.
Pense neste detalhe com muito cuidado, se for o caso contrate algum profissional especializado nesta área. As cores e decoração do seu negócio definem o posicionamento da marca no mercado. E conforme as cores escolhidas para a decoração e paredes; estas devem conversar com as cores do material impresso e digital em relação a divulgação do estabelecimento.
Por exemplo, criou-se um logotipo da marca com tom de verde; utilizou a cor vermelha no site da empresa, e desenvolveu um cartão de visita no tom azul e assim sucessivamente.  Pergunto: como você irá posicionar a marca na cabeça do consumidor?
Sintonia entre a imagem do estabelecimento e o material de divulgação é estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio.  Não deixe de analisar o perfil do seu cliente. Normalmente clientes com maior poder aquisitivo não gosta de cores fortes; gostam de tons mais clean, pastéis; ou seja, mais neutros de forma geral. Sendo assim, reforço a importância da relação do perfil do público com a imagem do seu negócio. Essa influência pode ser percebida sobretudo na área do Marketing e na Publicidade, onde cada detalhe é pensado para que cause impacto no consumidor de uma determinada forma que o estimule a adquirir o produto ou serviço.
Esse tema e outros você encontra no meu livro Marketing para Espaços de Beleza.  
Silvia Zanata

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