Marketing de Experiência
O marketing de experiência –
também conhecido como marketing sensorial – é uma estratégia que procura
trabalhar a relevância de um negócio ou produto para seus clientes, através da
percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma
pessoa tem com uma empresa/marca.
O marketing de experiência
consiste em despertar conexões emotivas com os clientes e têm sido uma das principais
estratégias das marcas que desejam criar laços fortes com seu público. É
possível por meio do marketing de experiência, sua empresa/marca tornar uma
referência dentro do segmento.
Desta forma, as empresas devem
prestar atenção nos 5 sentidos e aplicá-los de maneira estratégica em seu
estabelecimento. Os aromas, a decoração, e todo material de maneira geral do
estabelecimento devem proporcionar um impacto positivo no comportamento do seu
cliente., criando uma jornada emocional diferente em relação a sua marca.
O cliente tem que viver uma
experiência positiva desde a sua chegada a um estabelecimento comercial até sua
saída. Algo de diferente que provoca impacto que ficara registrado na sua
memória.
Neste momento de isolamento
social, algumas marcas estão entregando seus produtos com pequenos mimos em
suas embalagens, ou bilhete de agradecimento por escolher seus produtos. São
pequenos detalhes que fazem toda a diferença e certamente essas marcas serão
lembradas no futuro.
Experiência é uma percepção, e
dessa forma isso é responsável pelo sentimento que as pessoas têm sobre as marcas,
podendo ser um sentimento positivo ou negativo, só depende das estratégias que
sua empresa irá desenvolver.
Silvia Zanata
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