segunda-feira, 13 de março de 2017

Dicas para salão de beleza

5. Estoque de matérias
     

Vale ressaltar que os produtos utilizados para embelezamento pertencem à categoria dos cosméticos e são regulamentados pela Anvisa. Antes de utilizar um produto em seu cliente, procure no rótulo o número de registro do Ministério da Saúde. O rótulo do produto deverá conter as seguintes informações: nome, marca, lote, prazo de validade, conteúdo, país de origem, fabricante, composição e finalidade.
Existem três tipos de controle de estoque dentro de um salão:
• Entrada (compra) de um produto,
• A saída do produto pelas vendas,
• A saída do produto por meio da utilização pela demanda interna.
Controle de estoque para salão de beleza bem feito é preciso:
    Conhecer dos produtos (linhas, tipo, quantidades) existentes
    Disponibilizar para usa profissional
ü  Controlar de quantidade utilizada e disponível
ü  Controlar reposição
ü  Solicitar compra de produtos
ü  Receber e armazenar os produtos


PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (first in, first out). No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí parte-se para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente.

UEPS: Último a Entrar, Primeiro a Sair. É um método de avaliar estoque. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). No método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes).

Então os produtos que foram comprados antes, devem ser usados no seu dia-a-dia, e os últimos vão ficando para atrás no armário. Isso se dá também pelo prazo de validade dos produtos, se você tem um produto na prateleira com prazo vencido, significa dinheiro no lixo.
O controle da reposição, assim como o da quantidade que é utilizada em cada um dos atendimentos realizados no salão é também de extrema importância. Inclusive, não se esqueça de solicitar novos pedidos de compra com uma certa antecedência, antes que eles comecem a faltar no seu salão e, desta forma, atrapalhar o próprio fluxo e o andamento das atividades do estabelecimento.
Criar uma planilha no excel com as entradas, as saídas e o que você ainda tem, considerando cada um dos itens do seu salão de beleza, é uma forma ideal de garantir o seu controle.
Por outro lado, softwares também podem ser ótimos aliados no seu dia-a-dia. É possível encontrar uma variedade de programas criados com o intuito de auxiliar empresas de vários setores no mercado atualmente.
Outra dica: quando for visitar as feiras de beleza, não se empolgue tanto com a palavra Promoção...muitas vezes você compra produtos desnecessários e quantidades maiores que realmente precisa. Estoque mal planejado pode prejudicar muito seu salão. Analise quais os procedimentos são mais realizados com maior frequência no salão e aos poucos você vai percebendo a necessidade maior ou menor quantidade de determinados produtos.
Lembre-se: se o estoque de sua empresa não for bem planejado, você corre o risco de ficar sem produtos para atender seus clientes ou até mesmo, perder dinheiro com mercadorias encalhada ou vencida em estoque.

Silvia Zanata

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