quarta-feira, 22 de setembro de 2021

           

  Neurociência e o comportamento do consumidor


 Nos últimos anos, inúmeros estudos foram realizados com o intuito de se entender, de forma mais assertiva, as atividades cerebrais e como elas influenciam no comportamento humano. E é justamente nesse contexto que se encaixa a neurociência. Nesse sentido, a neurociência do consumidor tem-se apresentado como um novo campo de estudo seja no processo gerencial, nas elaborações de estratégias ou tomadas de decisões, contribuindo com a empresas para elaboração de ações mais assertivas

O estudo do comportamento do consumidor visa entender quando, porquê como e onde as pessoas decidem ou não adquirir um produto, ou seja uma série de questionamentos fundamentais quanto ao processo de decisão do comprador de forma individual quanto em grupo.  

Considerando o contexto atual de estudos, pesquisa e ensino de marketing em diversos cursos que atuo como Administração e Marketing, a escolha por este tema se deu ao fato que muitas empresas estão adotando estratégias de neuromarketing em relação ao atendimento ao cliente, e isso vem chamando a atenção de muitos profissionais do mercado.

Considerando a interdisciplinaridade em que o comportamento do consumidor está inserido, outros docentes e demais profissionais de marketing terão interesse neste assunto, constituindo um campo aberto a contribuições de novos métodos e técnicas de pesquisa. Enquanto a neurociência estuda como o cérebro e o sistema nervoso influenciam as decisões das pessoas; o marketing, com base nessas informações, tenta entender de que forma isso pode ser aplicado em suas ações.

Silvia Zanata

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