Neurociência e o comportamento do consumidor
Nos últimos anos, inúmeros estudos foram realizados com o intuito de se entender, de forma mais assertiva, as atividades cerebrais e como elas influenciam no comportamento humano. E é justamente nesse contexto que se encaixa a neurociência. Nesse sentido, a neurociência do consumidor tem-se apresentado como um novo campo de estudo seja no processo gerencial, nas elaborações de estratégias ou tomadas de decisões, contribuindo com a empresas para elaboração de ações mais assertivas
O estudo do
comportamento do consumidor visa entender quando, porquê como e onde as pessoas
decidem ou não adquirir um produto, ou seja uma série de questionamentos
fundamentais quanto ao processo de decisão do comprador de forma individual
quanto em grupo.
Considerando o
contexto atual de estudos, pesquisa e ensino de marketing em diversos cursos
que atuo como Administração e Marketing, a escolha por este tema se deu ao fato
que muitas empresas estão adotando estratégias de neuromarketing em relação ao
atendimento ao cliente, e isso vem chamando a atenção de muitos profissionais
do mercado.
Considerando a interdisciplinaridade em que o comportamento
do consumidor está inserido, outros docentes e demais profissionais de
marketing terão interesse neste assunto, constituindo um campo aberto a
contribuições de novos métodos e técnicas de pesquisa. Enquanto a neurociência estuda
como o cérebro e o sistema nervoso influenciam as decisões das pessoas; o
marketing, com base nessas informações, tenta entender de que forma isso pode
ser aplicado em suas ações.
Silvia Zanata
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